verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Prazer, cravo-da-índia

sábado, 22 de janeiro de 2011

Prazer, cravo-da-índia

Para quem, assim como eu, não conhecia a planta de onde vêm os aromáticos cravos-da-índia, apresento-lhes a Syzygium aromaticum.

No Jardim Botânico do Rio de Janeiro, vivem esse exemplar e alguns outros, em um caminho de 'pés de cravo' ladeado por essas belas árvores e muito perfumado, por sinal.

Os cravos que usamos na culinária têm uma pequena flor na ponta e ficam agrupados na árvore como tufinhos. O chão perto das plantas estava cheio de cravinhos, e consegui encontrar alguns 'verdes', outros ainda com flor e uns mais secos, bem mais parecidos com os que compramos no supermercado.



Sim, eu fiquei agachada no Jardim Botânico catando cravos no chão. E muito empolgada.





Segundo a bíblia culinária Comer Bem (o livro da Dona Benta), o cravo-da-índia tem aroma forte e picante, e é utilizado inteiro em doces de frutas, além de em bebidas, como o quentão. Em pó, serve para temperar carnes, ensopados e receitas de bolos, tortas e pães.


Um viva à natureza, que nos oferece tantas delícias e beleza.

------------------------

Para informações sobre o Jardim Botânico, visite o site da Fundação. Os pés de cravo-da-índia ficam perto do chafariz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...