verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Cupcake (muffin, bolinho) de aveia e camomila

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Cupcake (muffin, bolinho) de aveia e camomila

Sinceramente, não sei a diferença entre um muffin, um cupcake e um bolinho. Como o melhor da categoria que já comi e que não sai da minha mente é um muffin (de blueberry, da Starbucks), vamos dizer então que me encontro em uma saga rumo ao muffin perfeito.

Ainda não encontrei A receita. Já fiz algumas, mas nenhuma delas me deixou satisfeita a ponto de resolver parar e bater o martelo: é essa! Todas ficaram gostosas, cada muffin a seu jeito, mas ainda não é o que procuro. E não encontrar está sendo um exercício maravilhoso, tanto pela experiência culinária quanto pelos comes que andam rolando aqui em casa.

O que é a vida senão um eterno buscar, eterno aprender que abre as portas para uma nova busca?

Ainda preciso aprender a diferença entre muffin, cupcake e bolinho, mas enquanto procuro vou cozinhando e comendo por aqui.

Quem acompanha o blog apostaria 10 reais como eu gosto de chá, pois já foi tema de algumas postagens. Junte uma procura pelo muffin perfeito, chá e aveia. Saiu cheiro de bolinho assando no forno.

A receita dos bolinhos de aveia e camomila é originalmente de um bolo grande. Quis fazer nas forminhas de cupcake, pois as porções únicas são fáceis de servir e armazenar (e comer!).



Primeiro, faça o chá de camomila. Usei 2 sachês de camomila em 3/4 de xícara de água. Reserve 2 colheres de sopa do chá pronto. Misture o restante do chá com 2 ovos, 2 colheres de sopa de manteiga, 1 xícara de açúcar e 1/2 pote de iogurte natural, batendo tudo com um fouet (batedor de arame). Acrescente 1/2 xícara de farinha de trigo e 1 xícara de flocos de aveia. Bata novamente. Em seguida, acrescente 1/2 colher de sopa de fermento químico em pó (para bolos) e misture levemente.

Usei forma para cupcake de silicone, para forma de alumínio, é preciso untar e enfarinhar. Leve ao forno pré-aquecido a 200 graus por cerca de 30 min. Rende cerca de 12 bolinhos pequenos.

Para a cobertura, junte o chá de camomila que você separou no começo com uma xícara de açúcar de confeiteiro. Na falta deste, usei açúcar refinado, mas o efeito não é o mesmo, mas serviu para deixar o bolinho mais gordo e molhadinho.

----------------------------------------------------------------------------

A receita original está AQUI. Fiz metade da receita original, pois queria poucos bolinhos.

Além de deliciosa, a aveia é um alimento que traz vários benefícios à saúde, como mostra ESTA matéria. Que tal fazer os bolinhos para as crianças?

4 comentários:

  1. Não vou saber dizer, pois na cozinha não é meu forte, mas quero deixar registrado, que fiz as batatinhas no forno(super fácil) e todos aqui gostaram muito e não é frituro o melhor.
    Paz e bem!

    ResponderExcluir
  2. Bel, que bom que sua família gostou das batatinhas :-) Não é mesmo uma ótima opção, sem fritura? Depois que descobri a receita (http://casacoisasesabores.blogspot.com/2011/05/blogagem-coletiva-adolescencia.html) vi que tinha que compartilhar aqui no blog :-)
    Beijos!!! E continuo a busca do muffin perfeito, rs.

    ResponderExcluir
  3. Estou muito curiosa para testar essa receita de aveia e chá de camomila...
    Semeei camomila na horta de varanda, vamos ver se pega!
    Se sim, reproduzo a sua receita e junto fotos da floreira com florzinhas de camomila :)
    Até mais.
    Rute

    ResponderExcluir
  4. Rute, a plantinha da camomila é a coisa mais linda! Aposto que plantou com muito carinho, então vai pegar, sim. Com certeza sua horta vai ficar mais bonita e perfumada. Beijos!

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...