verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Brigadeiro de colher de banana com Ovomaltine (e leite condensado caseiro)

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Brigadeiro de colher de banana com Ovomaltine (e leite condensado caseiro)



Como prometido (e promessa é dívida!), mostro hoje o que acabei fazendo com o leite condensado caseiro light (link abaixo), depois do esforço para não comer o dito cujo in natura: brigadeiro de colher de banana com Ovomaltine!

O nome é grande, mas o preparo é muito fácil. Como desconfiei desde o princípio, o leite condensado caseiro não ficou na consistência de enrolar, mas me saiu um creme bem encorpado, comido ainda quente pela gulosa aqui. Levando para a geladeira, é capaz de ficar ainda mais durinho. Como já informado, a gulodice não me deixou averiguar essa questão. Por falar em gulodice, o leite condensado da receita é light, viu!

Mais uma vez, uma banana bem madura pedindo para ser usada foi a inspiração da receita. O Ovomaltine entrou para dar cor e sabor (que sabor!). Para finalizar a "tortura", castanha de caju grosseiramente picada no topo do copinho. O nome é grande, mas pode chamar também de brigadeiro delícia. Ou não chame de nada, nem dê aviso. Apenas prove e...hummm!

Brigadeiro de colher de banana com Ovomaltine
(Rendimento: 2 copinhos)

1 receita de leite condensado caseiro light (120 ml)
1 banana amassada
1 colher de sopa de Ovomaltine
1 colher de sobremesa de manteiga
Castanha de caju (sugestão)

Em uma panela, de preferência antiaderente, leve todos os ingredientes (menos a castanha) ao fogo médio, mexendo sem parar. Abaixe o fogo quando começar a engrossar e retire quando estiver desgrudando do fundo da panela. Finalize com castanha de caju grosseiramente picada (ou qualquer outra castanha que tenha, ou ainda chocolate granulado).

Se quiser um crocante extra, misture mais um pouco do Ovomaltine em flocos ao brigadeiro já pronto e frio. Essa receita pode ser feita com o leite condensado industrializado, sem problemas (nenhum!). Só fique de olho para aumentar as quantidades dos ingredientes se for usar a lata toda.

Atualização: não comi tudo, tudo. Deixei uma colherada na geladeira para o marido. E eis que depois de umas 2 horas na geladeira aquela colherada de brigadeiro ficou firme o suficiente para enrolar. As bolinhas ficaram daquelas meio molengas, mas deu para enrolar e colocar na forminha. A cobertura é castanha de caju triturada (coloquei em um saco plástico culinário e dei umas porradas com o batedor de carne). Ainda assim, acho que o leite condensado não ficou próprio para docinhos enrolados.

----------------------------------------

Veja AQUI a receita de leite condensado caseiro light.

Sou extremamente suspeita em relação a receitas com banana, veja o cupcake de banana com coco, o bolo de banana com castanha de caju, até o frango com banana e tire suas conclusões..

Deixo uma questão para a gente refletir: vocês acham que só podemos chamar de brigadeiro o docinho feito de chocolate? A não ser que tenha nome específico (beijinho, cajuzinho), acabo chamando de brigadeiro qualquer preparação do tipo que leve leite condensado (brigadeiro de maracujá, brigadeiro de morango). Que acham?

11 comentários:

  1. Olá, Adri!Se é brigadeiro ou não, o importante é que estes copinhos parecem deliciosos. Deste bom uso ao leite condensado caseiro. Os docinhos enrolados também estão bonitos! Também sou fã de receitas com banana!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Uau, Adri, parecem deliciosos mesmo. A versão enrolada ficou um charme!
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Ai Adri vc quer me matar né?? Que delicia deve ter ficado essa taça de brigadeiro, o Ovomaltine e as castanhas deram beleza e sabor mais delicioso ainda!! Os brigadeiros enroladinhos ficaram super bonitos. E concordo com vc brigadeiro existem de vários sabores, não é por que se chama brigadeiro que tem que ser só de chocolate. Amei esse post, Vou sair daqui aguada ai ai...bjokas

    ResponderExcluir
  4. Oi Adri, eu acho que pode chamar de brigadeiro sim, ou de bananinho, ou de docinho dos céus......com o sabor que isso deve ter ficado não importa como ele vai se chamar...hehehehehehe

    fiquei com água na boca!

    bjs,
    http://tudojuntoemisturado-lala.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. O nome é grande, mas o preparo é muito fácil (risos).

    Adorei as duas receitinhas mas curti mais os mini brigadeiros de reaproveitamento ;)
    Com leite condensado light ainda é melhor.
    Beijokas.
    Rute

    ResponderExcluir
  6. Adri que delicia esse brigadeiro !!!HUm deu até vontade de fazer um desses qdo chegar em casa!! hahha Adorei das duas formas!! Chamo de brigadeiro o que leva leite condensado tb...brigadeiro branco, rosa... Lindos!! beijos e lindo dia! Tereza

    ResponderExcluir
  7. Adri querida, que receita mará, fiquei com água na boca aqui!
    Vim agradecer seu carinho lá no bloguito e adorei seu blog, parabéns!
    Beijos
    Vero

    ResponderExcluir
  8. Lina, adoro receitas com banana também! Nem esperei esfriar, fui nele quente mesmo, queimando a língua e tudo, rs. Beijo!

    Sandra, quase que eu não consigo ter docinho para enrolar, sorte que eu deixei um pouquinho, que esfriou e ficou no ponto :-) Beijos.

    Josy, sabe aquele cheirinho de banana quando cozinha? Então, nada de ficar aguada que esse cheirinho pode sair da sua cozinha :-) Beijo!

    Lala, adorei o nome que você deu, agora virou "bananinho" :-) Não importa do que se chame, importa é comer (você é das minhas!). Um beijo.

    Rute, as bananas aqui andam indo muito para a panela, pois não gosto de comê-las muito maduras (sorte minha, hehe). Aí em Portugal se costuma fazer docinhos de leite condensado? Beijo!

    Tereza, para comer em casa acho que nem precisa dar o trabalho de enrolar, come na panela mesmo de colher (delícia!). Beijo!

    Veronica, adorei a visita! Dê uma folguinha para a arte (não muito, rs) e apareça aqui para brincar com as panelas de vez de quando :-) Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Adri que boa ideia menina e estes enrolados ficaram um charme.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Que interessante... nunca tinha comido brigadeiro de banana. Obrigadooooo bjs

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...