verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Brownie perfeito da Helena

domingo, 21 de agosto de 2011

Brownie perfeito da Helena



Quando a Helena Gasparetto, "doceira" de mão cheia e que tem um blog cheio de delícias, anunciou que estava para colocar uma receita de brownie, meus olhinhos brilharam. Essa é uma das minhas sobremesas preferidas, que já experimentei em diversos restaurantes diferentes. Tenho até um ranking dos preferidos (confira o "primeirão" abaixo). Ultimamente estava em busca de uma receita de brownie que me remetesse justamente a meus brownies preferidos. E a receita da Helena encerrou a busca. Perfeita.

O brownie é daqueles com sabor intenso de chocolate, doce na medida certa, tão úmido que nem faz falta colocar calda (mas fique altamente à vontade para isso) e com aquela casquinha crocante em cima que é uma perdição. Enfim, uma daquelas receitas infalíveis para se guardar na porta da geladeira.

Tão infalível que se comportou extremamente bem às "gambiarras" que fiz em cima da receita original, culpa da falta de alguns ingredientes. Registro aqui como preparei minha receita, mais porque esse blog não deixa de ser meu caderninho de receitas virtual. Garanto que o preparo do jeito que reproduzo abaixo deu (muito) certo, mas recomendo uma visita à receita original - até porque a Helena dá dicas de como cortar e servir - e que outras "gambiarras" sejam feitas a partir dela. "Gambiarra" em cima de "gambiarra" já não garanto, rs.

Brownie perfeito da Helena com gambiarras da Adri

4/5 de tablete de manteiga sem sal (o tablete tem 200 g, usei cerca de 160 g)
1 barra de chocolate meio amargo (180 g)
1 barra de chocolate ao leite (180 g)
1 xícara de açúcar refinado
1/2 xícara de açúcar mascavo
5 ovos
1 e 1/2 xícara de chocolate em pó
2 colheres de sopa niveladas de farinha de trigo
1 colher de chá de essência de baunilha
1/2 colher de chá de sal

Preparando a forma: Unte uma assadeira de 22 X 28 cm e cubra com papel manteiga, deixando sobras que ajudarão a desenformar o brownie depois. Unte por cima do papel manteiga e enfarinhe. Reserve.
Pique a manteiga e as barras de chocolate, e leve ao micro-ondas até derreter (coloque por 1 min e vá verificando, acrescentando mais 30 s, caso necessário). Misture até ficar homogêneo. Bata a mistura de manteiga e chocolate com os dois tipos de açúcar. Usei o batedor do mixer, em vez da batedeira. Vá acrescentando um ovo por vez, sem parar de bater. Acrescente o chocolate em pó, a farinha, a baunilha e o sal, batendo apenas até misturar bem.
A recomendação é levar ao forno pré-aquecido a 160º C. Meu forno já começa em 180º C, mas ele é bem fraco. Se sua temperatura de forno mais baixa ainda for "invocada", o macete das vovós é colocar uma colher de pau para manter a porta do forno entreaberta. O brownie ficou cerca de 50 min no forno. Na hora de fazer o teste do palito, ele deve sair com uns gruminhos, não totalmente seco. Só desenforme e corte depois de totalmente frio.

Atualização em 03/10/11 - Depois de tanto tempo percebi que não mencionei as castanhas. Elas são opcionais, mas já se tornaram tradicionais no brownie. No fim do preparo da massa, adicione as castanhas de sua preferência (usei castanha de caju e nozes) picadas grosseiramente, na quantidade que desejar, e misture.
---------------------------

Veja AQUI a receita original do blog da Helena Gasparetto. Tem várias dicas, receita de calda e fotos de babar.

A Helena já andou no Casa antes com o bolo de cenoura (AQUI).

Meu brownie preferido "outdoor" é o da Confeitaria Colombo, no Rio. De preferência na filial do Forte de Copacabana.


4 comentários:

  1. Adri,


    Quanto carinho e gentileza nesse post!
    Muito obrigada; e devo dizer que o SEU brownies está lindo, lindo!
    Tão bom quando descobrimos uma receita que a gente pode confiar, e fazer sempre que quiser..
    Aliás, presentear os amigos com esse brownie já resolve as dúvidas quando vamos visitar alguém ; )

    Beijos, e parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  2. Amiga que brownies são esses?? Que delicia de receita, adoro brownies, e os seus ficaram lindos, dei uma espiada no blog da Helena, tem maravilhas por lá não?? Ótima sugestão para presentear tbém. Gostei muito...bjocas uma excelente semana

    ResponderExcluir
  3. Adrii que delicia esses brownies!!! Lindos e de babar! Muita maldade ver essas fotos na hora do almoço..rsrsrs Depois prova com a calda da Lena que fica demais!! As receitas são ótimas e ela é uma fofa mesmo!! Amei ,amei!! Parabéns querida! Beijos e ótima semana !

    ResponderExcluir
  4. Helena, eu que agradeço o seu cuidado em compartilhar com a gente essas receitas tão bem explicadas e deliciosas. Esse brownie é um fenômeno, por isso ando recomendando tanto! Obrigada (pela visita e pela receita!). Beijos :-)

    Josy, eu adoro brownie também. Esses, com uma calda de chocolate e uma bola de sorvete, não precisa de mais nada na vida, hehe. Beijos!

    Tereza, não fiz a calda porque achei um atentado muito grande à boa forma (fiz no meio da semana!). Mas em outra ocasião de fim de semana pode tudo! Delícia mesmo :-) Beijo!

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...