verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Topiaria de forminhas de papel

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Topiaria de forminhas de papel


Se você acha que a única função das forminhas de papel em uma festa é acomodar os docinhos, essa dica vai abrir sua mente. Coloridas, douradas, prateadas, grandes ou pequenas, as forminhas de papel podem ser utilizadas como decoração.

Essa ideia foi tirada da revista Máxima e achei muito simples de ser executada, além de permitir muitas variações e usos. Reproduzi a ideia da topiaria feita com as forminhas de papel, mas a revista trazia a ideia de fazer um cartão e uma rosa com a mesma ideia: colar as forminhas em uma superfície, bem juntas, para dar um interessante efeito "fru-fru".

Topiaria de forminhas de papel

Revista velha
Saco plástico
Liga elástica
50 forminhas de papel pequenas
Tesoura
Cola quente


Em vez de usar uma bola de isopor para a topiaria, peguei folhas de revistas velhas, fiz uma primeira bolinha e depois fui cobrindo com as outras folhas, até ficar uma bola maior. Coloquei a bola de revista dentro de um daqueles sacos plásticos de supermercado, puxei bem, para deixar o saco bem justo. Prendi a boca do saco com uma liga elástica (daquelas de amarrar dinheiro) e cortei a sobra do saco.

Preparando as forminhas: use duas forminhas juntas, para dar um efeito mais "cheinho". Como a parte de dentro das minhas forminhas eram brancas, virei ao contrário para a parte prateada ficar aparente. Caso suas forminhas de papel sejam totalmente coloridas, não precisa virar. Usei um pingo de cola quente para prender cada par de forminhas.

Comece colando as forminhas pelo fundo com cola quente em uma linha horizontal bem no meio da bola que preparamos (pode até desenhar para ajudar, a bola de isopor já vem com uma risca). Depois, vá preenchendo acima e abaixo dessa linha com as forminhas, colando pelo fundo e as deixando bem próximas umas das outras. Não cole uma forminha logo acima da abaixo, mas sim nas interseções entre duas formas. Isso garante que a bola ficará bem coberta e não se consiga ver o fundo. Para colocar no suporte, a parte de baixo não precisa ser totalmente coberta com as forminhas.


Dicas:
- Bolas prateadas dentro de canecas (ou de taças) ou vasos, como a que eu fiz, podem enfeitar a mesa de um jantar especial, ou mesmo já ser uma ideia de enfeite de ano novo. Feitas com forminhas coloridas, podem enfeitar festas infantis de várias formas.
- Essa é a técnica geral de topiaria, em vez das forminhas você pode usar minirosas, sementes, trigo seco. O segredo é começar pelo meio e colocar tudo bem juntinho, para o fundo não aparecer.
- No caso em que a bolinha não tenha um suporte (vá ficar pendurada, por exemplo), corte o saco plástico bem rente, mas o suficiente para não desamarrar, e aplique forminhas até o final, para esconder a liga elástica. Esse ponto já serve de apoio para prender o fio e pendurar.
- Com a mesma técnica, dá para fazer de bolinhas a bolões. No segundo caso, pode-se usar forminhas de papel maiores e uma bola de isopor, senão haja revista.

--------------------------------------

Gosta de fazer as coisas por você mesma(o)? Veja AQUI outros DIY.

Atualização em 26/08 - Veja AQUI um vídeo no Youtube ensinando como usar as forminhas de papel e jujubas fazer uma lembrancinha infantil que é uma graça.

12 comentários:

  1. Nossa que lindoooo! Não conhecia esta técnica Adri! Fica muito fofo essas forminhas e nem parece aquelas que usamos para docinhos, ficou super chique!Adoro artesanato, embora não esteja fazendo tanto quanto gostaria, mas adorei essa ideia!! Já vou guardar!! beijocas e um lindo dia!

    ResponderExcluir
  2. Que bacana Adri, lindinhos que ficam. Adorei a idéia, e o que não falta é criatividade não?
    Não conhecia essa técnica topiaria. É como sempre digo, sempre temos algo a aprender. Adorei...bjocas

    ResponderExcluir
  3. Adri, muito bem utilizadas essas forminhas. Menina, adoro tudo o que se refere aos trabalhos manuais. Boa ideia, já está anotada!
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Te, e é tão facinho de fazer! É até uma terapia. Dá um descanso para as panelas e faz um trabalhinho desses de vez em quando :-) Beijos!

    Josy, há anos-luz atrás fiz um curso de topiaria para fazer as lembrancinhas da festa de 15 anos da minha irmã, nunca mais esqueci os ensinamentos daquela senhorinha que me ensinou :-) Dá para fazer coisas lindas! Beijos.

    Sandra, que bom que você gostou! E esses trabalhinhos feitos com coisas simples são os melhores, né? Eu adoro e vim logo trazer para vocês :-) Beijos

    ResponderExcluir
  5. Que legal, Adri! Dá até para entreter as crianças com esta arte. Adorei a sugestão.
    Olhando essas forminhas metalizadas me lembrei que quando criança, nas festinhas infantis,minhas tias sempre preparavam aquela gelatina de agar-agar nessas forminhas. Eu adorava! mais que brigadeiro. Acredita?
    Tenha um lindo fim de semana.
    bj.

    ResponderExcluir
  6. Ótima reciclagem para forminhas usadas.
    Assim que vi o passo-a-passo da confecção lembrei dos enfeites das festas juninas :)
    Ricas ideias que encontramos por aqui.
    Beijinhos.
    Rute

    ResponderExcluir
  7. QUe coisa linda,Dri! QUem dera que tivesse esse dom.
    Parabéns! Muito lindo mesmo.
    Bj e bom fm de semana,
    Lylia

    ResponderExcluir
  8. Ô que coisa fofa!!

    Já estou imaginando as forminhas cheinha de brigadeiros ; D
    Beijo!

    ResponderExcluir
  9. Monica, que boa essa ideia da gelatina de ágar-ágar nas forminhas! Eu, criança, ia achar o máximo um docinho de gelatina que não derrete, rs. Beijos!

    Rute, além das revistas velhas, você levantou outro ponto de reaproveitamento: bem pensado usar as forminhas que iam para o lixo! Rica é a sua contribuição :-) Beijo!

    Lylia, essa confecção é bem fácil, não requer mesmo muito habilidade. Se um dia se animar, não deixe de tentar :-) Beijos.

    Lena, mal de "doceira" é ver doces em todo lugar, rss. Como a Rute sugeriu, a gente come os brigadeiros e reutiliza as forminhas depois, melhor em todos os sentidos :-) Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Ti encontrei no grupo blog de gastronomia, estou achando seu blog lindo, aconchegante.Parabéns!

    ResponderExcluir
  11. Obrigada, Teresa :-) Seja muito bem-vinda! Espero que meu cantinho possa ser um pouco seu também, um beijo!

    ResponderExcluir
  12. A caneca é linda mesmo, comprarei numa próxima oportunidade, me apaixonei pela estampa, hehe.
    Beijokas e obrigada pela visita!

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...