verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Frango com geleia e maçã

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Frango com geleia e maçã


Um dos problemas de quem come muito frango, em busca de uma alimentação mais saudável ou por gosto, é que chega um momento que você não sabe mais o que fazer com o bicho. Assado, ensopado, grelhado (a seção filé de peito de frango é um dilema à parte). Com molho, sem molho. Para ajudar a variar o franguinho nosso de cada dia, essa receita coloca geleia e maçã junto com a penosa, dando um sabor diferente e agridoce em uma receita simples, prática, porém inusitada e "de presença".

Apesar do empate técnico nas tags temáticas do blog (na coluna da esquerda) - a postagem de hoje desempatará -, sou mais de frango do que de carne bovina, e há algum tempo atrás quase não comia carne vermelha, por preferência mesmo. Consegui a proeza de ir para a Argentina e ficar basicamente no frango. Essa época ficou para trás e me arrependo no caso da Argentina, mas ainda sou muito fã de um frango bem preparado.

Essa receita me surpreendeu pelo sabor e pela simplicidade. São ingredientes comuns, que com certeza são figurinhas fáceis na sua casa. A geleia de gengibre (no lugar da geleia de damasco, como a receita original pedia) deu um toque picante que fez a diferença. Mas fique à vontade para usar a geleia de damasco ou de alguma outra fruta cítrica (laranja, tangerina), ousar com uma geleia de pimenta ou aloprar com geleia de frutas vermelhas.

Frango com geleia e maçã

6 pedaços de frango (coxas e sobrecoxas)
1 maçã grande
1 cebola média
4 dentes de alho
Geleia de gengibre (usei a caseira, a receita está AQUI)
1 laranja
Sal e pimenta do reino a gosto

Limpe os pedaços de frango (eu tiro a pele e o excesso de gordura) e lave-os, esfregando com limão. Tempere o frango com sal e pimenta do reino (usei a branca). Corte a maçã e a cebola em pedaços grandes, tire a casca dos dentes de alho, para usá-los inteiros, e reserve. Acomode os pedaços de frango em uma travessa e, entre os pedaços, encaixe os pedaços de maçã, de cebola e o alho. Pincele geleia de gengibre sobre o frango e os pedaços de vegetais. Regue tudo com o suco da laranja. Leve a travessa ao forno a 200º C por cerca de 1 hora. Coloquei metade do tempo com papel alumínio cobrindo a travessa e a metade final sem cobertura, para dourar.

Já pensou se fossem uns gomos de laranja no lugar da maçã? Ou, mais na linha da receita, uns pedaços de pera? Tenho para mim que ficava bom.

---------------------------------------------

A receita original é ESSA, do blog da Rita do Panelinha.
O blog Pitadinha mostra AQUI como fazer uma geleia de pimenta express.

7 comentários:

  1. Farei essa semana, pois colocar maçãs é meu prazer em assados, mas não em frango. Beijão!

    ResponderExcluir
  2. O TEU FRANGO FICOU APETITOSO DEMAIS,NUNCA FIZ ASSIM COM MAÇÃS AMEI A SUGESTÃO!

    TENHA UMA ÓTIMA SEMANA!
    BEIJOS,
    ANDRÉA........

    ResponderExcluir
  3. Adri, com maçã deve ter ficado muito bom.
    Você gosta com suco de laranja e gengibre? Se gostar, tem uma receita boa lá no Naco.
    Boa semana!

    ResponderExcluir
  4. Adri,

    Adorei a dica para frango. Adoro sabores agridoces e muitas vezes não sei o que fazer com a "penosa".

    Um grande beijo,

    Carla Maicá, do Cucina Artusiana

    ResponderExcluir
  5. Maria Luiza, eu nunca tinha experimentado colocar maçã em assados, acredita? Combinou muito com o frango, depois me conta :-) Beijos!

    Andréa, incrível como uma besteirinha de nada já dá um outro sabor para nosso franguinho :-) Ótima semana pra ti também! Um beijo!

    Gina, sua receita com laranja e gengibre deve ficar uma coisa (muito boa!) também. Nunca experimentei, vou colocar na minha lista, pois frango aqui é o que não falta, rs. Beijos!

    Mônica, e parece até que deu trabalho para fazer, né? Xiii, não conta pra ninguém que é fácil, rs. Beijão!

    Carla, sou fã do agridoce também, até em combinações que a maioria das pessoas considera "esquisitas", rs. "Frango sem graça não" é um lema de vida por aqui :-) Beijos!

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...