verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Bolo salgado de azeitonas e alecrim

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Bolo salgado de azeitonas e alecrim


Esse bolo salgado é feito tal qual um bolo doce, apenas com a drástica redução da quantidade de açúcar. Com a receita básica de bolo de mamãe e, acrescentando alguns ingredientes salgados que podem ser a gosto, o resultado é um bolo salgado fofinho, para ser saboreado quentinho no lanche. O sabor das azeitonas ganhou um toque de alecrim e a combinação ficou deliciosa e marcante. Regar com um fio de azeite na hora de servir é mais que recomendado: é fundamental. Mas isso não quer dizer que a gente dispense um naco de manteiga derretendo na fatia de bolo quentinho.

Bolo salgado de azeitonas e alecrim
(Rende um forma de bolo com furo pequena - para pudim)

2 ovos
2 colheres de sopa de manteiga
1 colher de sopa de azeite
1 colher de sopa de açúcar
3 xícaras de farinha de trigo
1 colher de café de sal
1 e 1/4 de xícara de leite
2 colheres de sopa de azeitonas verdes picadas
1 colher de sopa de alecrim fresco picado
1 colher de sopa de fermento químico para bolo

Prepare a forma, que deve ser untada e enfarinhada, reserve. Pré-aqueça o forno a 180º C. Bata bem (à mão - como fiz - ou na batedeira) os ovos, a manteiga, o azeite e o açúcar, até ficar bem homogêneo. Junte aos poucos a farinha de trigo com a pitada de sal o leite, e continue batendo. Misture à massa as azeitonas e o alecrim. Por último, misture o fermento. Coloque na forma e leve ao forno por 10 min na temperatura média e por cerca de 30 min no forno baixo (180º C). Esse tempo depende muito do forno. O ideal é, quando o bolo estiver corado e não antes de 20 min de forno, fazer o teste do palito, espetando um palito de dente e vendo se este sai seco.

Essa receita é básica para bolos salgados, no lugar das azeitonas verdes, podem ser azeitonas pretas ou bacon, linguiça calabresa (picadinhos, fritos e bem sequinhos), peito de peru picado. Pode entrar a erva da preferência no lugar do alecrim, como orégano. Se gostar, pode acrescentar milho, ervilha ou seleta de legumes, bem escorridos. O ideal é que os "recheios" não soltem muita água ou gordura, para não alterar a proporção de líquidos/óleos na receita.

Como não tinha muita gente para comer o bolo (tive que fazer esse "sacrifício" praticamente sozinha), as sobras tiveram que ir para a geladeira. Sabe o que fiz com as sobras? Outra receita tão gostosa quanto a original e que coloco com exclusividade na fanpage do blog no Facebook (veja AQUI). Conheça e, se tiver conta no Facebook, curta a fanpage do Casa, Coisas e Sabores para acompanhar outras coisas que aparecem por lá :-)

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando neste botão


----------------------------------------------------------------

Para conseguir um bolo fofinho, é importante que o fermento para bolo esteja 100% funcionando. Depois de aberto, mantenha o potinho bem fechado, fora da geladeira e fique atenta(o) ao prazo de validade. Faça o teste: jogue uma pitada do fermento em um pouco de água limpa. Se "ferver" bastante, o fermento está bom para o uso.

O Shoptime tem umas formas de silicone para bolo de formato diferente, lindas e com ótimo preço, tenho duas dessas. Veja AQUI.

4 comentários:

  1. LOL, tinhas-me ligado que eu ía aí ajudar-te hehehe. Ficou lindo e com um aspecto fabuloso. :) bjs. Lucia

    ResponderExcluir
  2. Adri adorei essa receita, vou levar e tenha certeza que vou provar as suas 2 sugestões, com azeite e com manteiguinha. Sou boba? heheh
    Bjokas. Fui ver a receitinha das sobras no face, ótima...

    ResponderExcluir
  3. Adri que delicia seu bolo salgado!! Confesso que nunca fiz bolo salgado mas vc me animou...rsrs acho que manteiguinha acompanhando sempre cai bem, né?! Já curti a fan page desta cozinha que eu adoro! =) Beijos!! Tê

    ResponderExcluir
  4. Lúcia, bem que podia ter te chamado para me ajudar a comer, né? Você só precisaria atravessar um oceano :-) Da próxima vez, segue de navio! Rs. Obrigada pelo elogio, querida, dessa vez os deuses do crescimento do bolo me ajudaram, hehe. Beijos!

    Josy, esse bolo quentinho com um naco de manteiga ou com um fio de azeite é uma coooisa! Mas sabe que o sanduíche não ficou atrás? Comi o sanduíche de forno praticamente sozinha também (sou gulosa? Rs). Um beijo!

    Te, minha mãe que me deu o bizú de que a receita de bolo doce básica podia dar um bolo salgado também, fiquei seca por um bolo de salaminho! Vai ser o próximo. É uma delícia visitar as cozinhas no Face, estou sempre lá na sua também , recomendadíssima! Beijoca :-)

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...