verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Salada em boa companhia: sementes de abóbora

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Salada em boa companhia: sementes de abóbora


O título dessa postagem causou estranheza? Há pouco tempo eu também acharia estranho. Mas a verdade é que as sementes de abóbora, que geralmente jogamos no lixo, pode se tornar um snack muito gostoso depois de assadas - o jeito que fiz - ou torradas e acrescentar um crocante à salada mais boba que você puder imaginar. Esse "muito gostoso" me surpreendeu: é difícil conseguir parar de comer as sementinhas.

A prova foi tirada com duas pessoas (eu e marido): uma que come qualquer coisa (eu) e outra mais restritiva (marido). Foi dureza não comer todas as sementes assim que saiu do forno e conseguir manter algumas para colocar na salada, que é nossa sugestão de uso para as sementinhas. Esse é um crouton que aproveita algo aparentemente sem uso e que ainda agrega muita saúde a sua refeição (confira abaixo os benefícios e o motivo de ser tão "imparável" na hora de comer).

Semente de abóbora aperitivo

Retire as sementes da polpa da abóbora, na quantidade que tiver, lave bem em água corrente e seque em papel toalha. Tempere as sementes com azeite (usei 1 colher de sopa para meia xícara de sementes) e com as ervas de sua preferência. Acredito que ervas secas funcionam melhor. Acabei usando tempero chimichurri pronto, que é uma mistura de alho, salsinha, pimenta...tudo desidratado. O sal pode entrar aqui ou depois de prontas. Leve as sementes ao forno médio em uma travessa na qual possam ficar bem espalhadas e fique de olho: quando estiverem douradas, estão prontas. Dependendo da quantidade, é coisa de minutos, cuidado para não queimar (o que aconteceu aqui da primeira vez que fiz).

Acabei assando as sementes no forno, mas depois percebi que, para pouca quantidade de sementes - como era o caso -, era mais negócio torrá-las em uma frigideira ao fogo, usando os mesmos ingredientes e mexendo sem parar com uma colher (como se torra amendoim). Depois de prontas, consuma imediatamente, pois notei que amoleceram um pouco com o tempo. Não tentei guardar as sementes de abóbora em pote de rosca bem vedado - não deu, comemos tudo -, é capaz de isso mantê-las crocantes.

Dizem que essas sementes acompanham bem uma cervejinha, como aperitivo. Como a bebida não faz muito o estilo da Casa, a sugestão é para colocar as sementes finalizando uma salada, para dar um "croc".



Salada verde com tomate morno e semente de abóbora

Rúcula
Tomate cereja (ou qualquer tomate mini, ou tomate comum em pedaços grandes)
Azeite
Molho de soja (shoyu)

Corte os tomates ao meio (no caso do tomate comum, em pedaços grandes) e leve com o azeite e o molho de soja ao micro-ondas por 1 min na potência alta. Pode levar a mistura ao fogo também, só até esquentar. Disponha a rúcula em uma travessa e espalhe a mistura de tomate por cima. Salpique as sementes de abóbora e bon apetit.

Atualização em 27/10 - Torrei as sementes lavadas na frigideira com um fio de azeite e temperinhos, deu supercerto! Já guardar as sementes torradas em pote de rosca para comer depois não foi boa ideia: perderam a crocância. A solução é guardar as sementes bem limpas e secas em pote fechado, para torrar rapidinho na frigideira na hora que for usar, aí sim fica prático e não perde sabor.

-----------------------------------------------

Depois de começar, é difícil parar de comer. A semente de abóbora é um dos alimentos conhecidos como "Prozac natural", que melhoram o humor. Praticamente um chocolate que não engorda. Saiba mais AQUI.

Entre outros benefícios, a semente de abóbora ajuda a fortalecer o sistema imunológico e regularizar o intestino. Veja AQUI.

Os croutons são velhos aliados para dar uma diferença na salada básica. Aprenda AQUI a fazê-los no micro-ondas.

8 comentários:

  1. Excelente sugestão,Adri.E , acima de tudo,saudável!
    Bj e boa semana,
    Lylia

    ResponderExcluir
  2. Oi Dri minha querida, agora entendi seu comentario em meu blog, estamos conectadas mesmo, pena que descartei as minhas sementinhas de abóbora, que desperdicio amiga!! Adorei essa receita e nem me passou pela cabeça que daria um belo aperitivo as minhas sementes. Adorei a receita, realmente com uma geladinha não precisa de mais nada hehehe. Bjocas

    ResponderExcluir
  3. Conhecer alguém aqui e ali…

    Um beijo da Nita. Hoje de boa noite!

    ResponderExcluir
  4. ficam deliciosas mesmo, nas saladas são perfeitas. bjs

    ResponderExcluir
  5. Adri, Adorei essa ideia das sementes de abóboras!! Já as vi sendo vendidas já limpinhas mas nunca provei...adorei a ideia de colocar na salada e vc falou tanto q fica gostosa, q morri de curiosidade agora! hahaha Muito saudável! Beijão! Tê

    ResponderExcluir
  6. Lylia, fiquei surpresa em ver quanta saúde eu estava jogando no lixo. Nunca mais :-) Beijos!

    Josy, se minha postagem tivesse saído antes da sua receita, de repente as sementes teriam um destino melhor, rs. O dia estava laranja, cheio de abóbora :-) Beijinho!

    Nita, seja muito bem-vinda! Conhecer gente é uma das partes legais da blogosfera :-) Beijos!

    Angela, se você fez, também achou "imparável" de comer? Aqui foi embora feito pipoca! Rs. Beijos.

    Te, outra coisa que já vi em loja de produtos naturais é soja, deve ser torrada igual amendoim também. Sabe o problema desses petiscos, mesmo sendo semente de abóbora? Sal! Geralmente vem muito sódio e gordura. E o melhor é que a gente aproveita a abóbora toda! Eu já comia cozida com a casca e agora nem a semente escapa, rs. Experimenta e me conta. Beijo!

    ResponderExcluir
  7. Adri, essas sementes são ótimas.
    Coloquei um processo nesse post para secar e aproveitar as sementes. Veja se lhe interessa:
    http://www.nacozinhabrasil.com/2011/08/biscoito-de-semente-de-abobora.html
    Bjs.

    ResponderExcluir
  8. Gina, adorei sua sugestão de uso das sementes, fica mais uma ideia :-) Beijos!

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...