verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Torta de pera (ao estilo apple pie)

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Torta de pera (ao estilo apple pie)


Quem nunca quis se deliciar com uma daquelas tortas que a gente viu a vida toda em desenhos americanos (lembram a vovó Donalda)? Principalmente aquelas de maçã, quentinhas, que saem do forno para esfriar no batente da janela. Nessa receita, a maçã dá lugar à pera - por pura preferência (e necessidade) - e a massa é uma velha conhecida. O resultado é uma torta de pera de fácil preparo, leve e que pede desesperadamente para ser comida morna com sorvete ou chantilly.

Aqui não tem batente de janela (até tem, mas com o risco de a torta cair alguns andares abaixo na cabeça de alguém) e nem tinha maçã. Procurando pela receita, também não gostei da massa original, que leva muita manteiga. Essas massas amanteigadas são gostosas, mas não era bem isso que queria.

Solução: usar algumas peras que estavam bem maduras - até demais - e trocar a massa amanteigada original por outra mais sequinha e leve, aquela mesma que já andou por aqui em joelhos e tortas salgadas. Dessa vez ela aparece, e lindamente, com uma pequena alteração para uma receita doce. Coringa demais essa massa. E você pode voltar às origens utilizando maçã no lugar da pera, sem problema nenhum. Se tiver janela com batente (em uma situação segura, rs), pode colocar lá para esfriar também. Só tome cuidado com os passarinhos cantantes :-)


Torta de pera 
(Rende 4 porções, preparada em travessa redonda de 20 cm de diâmetro)

Massa
1/2 receita DESSA massa básica de joelho
(Alteração para massa doce: em vez de 1/2 colher de sopa de açúcar, coloque 3 colheres)

Recheio
3 peras médias sem casca e cortadas em lâminas
3 colheres de sopa de uva-passa sem caroço (opcional)
3 colheres de sopa de açúcar
Suco de meio limão
Ovo (ou leite + açúcar) para pincelar

Faça a massa conforme a receita, com a alteração indicada na quantidade de açúcar, e divida em duas bolas, uma levemente maior que a outra. Abra a bola maior com um rolo de massa como se fosse um disco de pizza, do centro para as laterais, a fim de ficar redondinha, e forre a travessa com esse disco, deixando as sobras penderem pelas laterais - você pode levar a massa enrolada no rolo para ajudar nessa tarefa, "desenrolando" a massa sobre a travessa. Em um recipiente, misture todos os ingredientes do recheio e acomode essa mistura sobre a massa que está forrando a travessa. Abra a outra bola de massa (a menor) do mesmo jeito que a primeira, em forma de disco. Faça furinhos nessa massa (usei um bico de confeitar, mas pode furar até com garfo) e cubra o recheio. Apare as sobras de massa na travessa que ficarem muito grandes e junte as bordas dos dois discos de massa com os dedos, enrolando para dentro. Pincele com ovo batido (usei outra opção, veja abaixo) e leve ao forno baixo por 35 min, depois ao forno alto por mais 10 min.

Na hora de colocar o recheio sobre a massa, o ideal é acomodar no formato de "montinho", preenchendo bem a cavidade e deixando mais pera no centro, para dar a forma característica da torta. Vou contar um segredo: usei apenas duas peras - era o que eu tinha - e não encheu bem, por isso recomendo três nos ingredientes.

Em vez de pincelar a torta com ovo batido, pincelei com uma mistura de 3 colheres de sopa de leite e 1/2 colher de sopa de açúcar. Reza a lenda que serve para corar até salgados.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando neste botão

--------------------------------------------------

Sabe onde a casca da pera foi parar? Em uma geleia como essa AQUI. Passei as cascas no processador (pode ser no liquidificador) e, de resto, fiz igual.

Se você não tem rolo de massa (de macarrão, de pastel), pode usar uma garrafa de formato regular (como as de vinho) forrada com papel filme.

Aviso aos navegantes: de acordo com as novas regras ortográficas, "pera" perdeu o acento e agora é grafado desse jeito esquisito assim mesmo. A sensação de que falta alguma coisa ainda é forte, mas com o tempo a gente se acostuma.

8 comentários:

  1. Gostei muito da sua tarte. Hummm. Bjs. Lucia

    ResponderExcluir
  2. Adoro mudar a torta tradicional de maçã por outras frutas!! Fiz com banana e ficou ótimo! Agora vou seguir sua ideia e fazer com pêras... Adorei! beijos e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Adri

    Peras e maçãs são tudo, né?! Acho que elas são perfeitas para tortas.

    Gostei muito da receita.

    Beijo e bom final de semana.

    ResponderExcluir
  4. Adri essa sua torta me fez lembrar daqueles desenhos em que a torta acabou da sair do forno, foi colocada na janela como vc disse, e o personagem segue o aroma da torta pela fumaçinha boiando no ar kkkkk Muito linda sua torta, gosto tanto de maçãs como com peras. A massa achei bem interessante. Ficou linda.Bjos querida, ótimo final de semana

    ResponderExcluir
  5. Oi Adri, que delícia de torta e que delícia de blog!
    Adorei conhecer seu blog.


    Beijos e um lindo final de semana, apesar da chuva que vamos ter em Sampa e Rio, rsrsrs


    Audeni

    ResponderExcluir
  6. Lucia, torta, no geral, é uma delícia, né? Eu adoro :-) Um beijo!

    Bruna, que ótima ideia de usar bananas! Vou experimentar sua dica da próxima vez :-) Beijos!

    Carla, são tudo mesmo, principalmente maçã, que fica deliciosa até em receitas salgadas :-) Beijos!

    Josy, sabe o bonequinho flutuando atrás da torta? Sou eu! Principalmente se for torta de maçã, que amo de paixão. Hahaha, adorei a lembrança. Mas a pera dá um sabor delicado, muito saboroso também. Beijinho!

    Audeni, bem-vinda, querida! Fico muito feliz que tenha gostado desse cantinho :-) A chuva atrapalha um pouco, mas não impede de nada (só de praia, rsrs). Um beijo!

    ResponderExcluir
  7. Depois da panqueca sem ovo, parti para algo mais complexo, rs. Não tinha pera (quase coloquei o acento, mas lembrei do seu aviso)então fiz a classica de maçã e acrescentei mel e canela. Realmente a massa é um coringa, com o que sobrou dela ainda fiz uns bons folheados de queijo (:

    ResponderExcluir
  8. Sabrina, é isso aí! Mas tenho certeza que quando fez a torta nem achou tão "complexa" assim, né? Hehe. A torta de maçã é clássica, com mel e canela deve ter ficado de babar. Adorei o complemento de queijo, da próxima vou querer que sobre também :-) Beijo! (PS. essa nova ortografia deixa a gente doida!).

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...