verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Receita curinga: bolo simples (e um bolo formigueiro)

segunda-feira, 5 de março de 2012

Receita curinga: bolo simples (e um bolo formigueiro)


Acho que quase todo mundo tem uma receita de bolo simples, ou básica, que serve não apenas para preparar o "bolo de bolo" - era assim que a gente chama lá em casa quando não se adiciona nenhum sabor além dos ingredientes da massa -, mas também para servir de base a bolos de todos os sabores possíveis e imagináveis. A seguir, compartilho a minha receita de bolo simples, que na verdade é a receita de bolo da minha mãe que eu, claro, mantenho na porta da geladeira para emergências "bolísticas". Mostrando que a receita é versátil, transformei a massa em um bolo formigueiro, só para dar um gostinho de infância.

Esse é o tipo de receita que não se sabe de onde veio, minha mãe já faz assim há tantos anos que provavelmente já tem muito do dedo dela na receita. A massa desse bolo simples leva pouquíssimos ovos - olha aí o dedo de mamis - e pouca manteiga. Cresce que é uma beleza, fica bem fofo e sequinho, ótimo para acompanhar uma xícara de café ou chá. Como é econômico no açúcar, recebe bem uma caldinha ou colheradas de doce/geleia. As quantidades abaixo são para um bolo pequeno (forma de pudim ou de bolo inglês). Para usar a forma de bolo padrão com furo central, dobre a receita.

Bolo simples
(Rende um bolo pequeno)

1 ovo
1 e 1/2 colher de sopa de manteiga
1 xícara de açúcar
1 e 1/2 xícara de farinha de trigo
1/2 xícara de leite
1/2 colher de sopa de fermento químico em pó para bolos
Para o bolo formigueiro: 2 colheres de sopa de chocolate granulado

Na batedeira ou à mão (como fiz), bata bem o ovo, a manteiga e o açúcar, até formar um creme liso e homogêneo. Acrescente a farinha de trigo, bata, e junte o leite, batendo até ficar homogêneo. Coloque o fermento e apenas misture. Para o bolo formigueiro: neste momento, coloque o chocolate granulado e misture (usei um granulado pequeno, em bolinhas). Coloque em forma untada e enfarinhada e leve a forno pré-aquecido, temperatura média-baixa por 25 a 30 min.

Com a receita básica, você pode fazer alterações para outros sabores de bolo: o leite pode ser substituído totalmente ou em parte por sucos de frutas ou leite de coco, podem ser acrescentados raspas de laranja ou limão, baunilha, castanhas, coco ralado, gotas de chocolate etc.



Dicas para o preparo de bolos

- Não economize a batedeira ou o braço na hora de bater os ovos (primeira etapa), esse é o momento em que você deve bater bem, muito e sempre. Nas etapas seguintes, só precisa bater para misturar mesmo.
- Se quiser, pode peneirar a farinha de trigo para o bolo ficar mais fofo. Quase nunca faço, por questão de preguiça praticidade. Também pode bater as claras dos ovos usados em neve e agregar à massa, no final, para ficar mais fofo.
- Para que o bolo fique sequinho e fofo, no final de tudo a massa deve ficar firme, bem mais consistente que massa de panqueca. O ponto é quando você consegue pegar porções de massa às colheradas, sabe?
- O fermento é um capítulo à parte. Para bolos, usa-se o fermento químico em pó (o fermento biológico - fresco, em tabletes, ou seco, em sachês - é para pão). É fundamental que o fermento esteja "funcionando", senão o bolo não cresce mesmo. Coloque um pouco do fermento em um copo de água limpa, se o pó ferver, o fermento está bom para o uso. Guarde o fermento bem fechado e fora da geladeira (é o que o fabricante recomenda), em local fresco e seco. Na hora de colocar o fermento no bolo, não bata, apenas misture com a colher até o fermento ficar agregado à massa.
- Preparando a forma: geralmente se pede para untar e enfarinhar. Untar é espalhar gordura - geralmente manteiga - na forma. Use os dedos ou um pincel para isso. O papel toalha é prático, mas acaba "limpando" a manteiga e você precisa usar mais gordura. Enfarinhar é polvilhar farinha - geralmente farinha de trigo - sobre a camada de gordura. Vá salpicando a farinha por toda a forma, balançando e virando, para que nenhum cantinho fique sem. Depois do contorcionismo, vire a forma sobre a pia e dê uma palmada no fundo para derramar o excesso de pó.
- O bolo deve entrar no forno pré-aquecido, acenda-o uns 10 min antes de colocar o bolo dentro, na mesma temperatura em que vai assar a massa.
- Antes de começar a bater o bolo, 1. separe todos os ingredientes e deixe em sua bancada, 2. unte e enfarinhe a forma, 3.acenda o forno para pré-aquecer, 4. aí sim, bata a massa do bolo.
- Uma vez no forno, resista à tentação de abrir a porta para dar uma olhadinha. Nunca abra antes de 20 minutos de forno (bolo tamanho padrão), sob o risco de seu bolo murchar.
- Para saber se está assado (nunca antes de 20 min), faça o teste do palito: espete um palito de dente bem no centro do bolo, se o palito sair seco, está bom.
- A temperatura do forno é um tema esotérico. Em qual temperatura se assa um bolo? Depende do seu forno, pois cada um se comporta de um jeito. Meu forno tem cinco temperaturas e eu costumo assar no médio-baixo. Conheça seu forno, converse com ele, faça muito bolos sem medo: só assim você saberá a temperatura certa. Ah, bolo gosta de um calorzinho, nada de forno morno.
- Costumo retirar o bolo assim que desligo o forno. Se estiver assado, não acontece nada. Só vai murchar se não estiver bem assado (ou por outros motivos sobrenaturais que fogem da alçada terrena).


Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem


-----------------------------------------------------------

Para saber mais sobre bolos, tenho e recomendo o livro Bolos - Preparo e Confeito (AQUI). A obra conta um pouco da trajetória da boleira Rosely Bonfante, traz receitas e dicas preciosas sobre o preparo de bolos, da massa à confeitaria.

47 comentários:

  1. Ótimo post Adriana! Cheio de dicas e muito explicativo. E uma receita de "bolo de bolo" todo mundo tem que ter né?!
    Bjos
    Tania

    ResponderExcluir
  2. Este bolo ficou fantástico!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. ola amiga, adorei o teu bolinho... quanto mais simples melhor:)
    bjus
    Cila

    ResponderExcluir
  4. Se tem um bolo que gosto é esse miga, simples,prático e super saboroso. Na minha receita vai coco também, mas assim também gosto muito.Obrigada pelo carinho de sempre em meu bloguito, vc sempre querida. Bjocas. Ah! Adorei seus comentários finais sobre o bolo ao tirar do forno kkkkk ri muito
    Bjocas ótima semana

    ResponderExcluir
  5. Adri, acho lindo o bolo formigueiro e lembra-me a minha infância!
    Deliciosa receita.
    Te desejo uma linda semana
    Bjim
    Léia

    ResponderExcluir
  6. Adri querida, mais uma receita mará, e que me deu água na boca! rs
    Obrigada!!!
    Te agradeço também pelo carinho lá no bloguito, fiquei muito feliz!
    Bjossssssssssssss
    Vero

    ResponderExcluir
  7. Tania, é verdade! A partir da receita do bolo de bolo a gente cria infinitas variações, tem que ter :-) Beijos!

    Sandra, é um bolinho simples, mas que sempre agrada, né? O visual dele é uma graça :-) Beijos!

    Cila, às vezes tudo que a gente quer é um bolinho simples para tomar com café :-) Um beijo!

    Josy, um coco vai muito bem, certeza :-) Mas tu és uma cocólatra mesmo, hein! Rs. Você recebe o carinho que dá, tenha certeza disso, só retribuo :-) Menina, esse negócio de forno é um problema, rs...Beijinho!

    Léia, não sei o que é mais genial, a receita - que com um toque transforma um bolo bobo em algo diferente - ou o nome! Não ficam lindas as pintinhas? Beijo!

    Vero, obrigada, linda! Estamos aqui para isso, para deixar todo mundo com vontade, hehe. Adoro seu trabalho e seu blog :-* Beijinho!

    Luci, uma delícia fácil de fazer e que fica pronta rapidinho! Assim é mais delícia ainda :-) Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Ahhhhhhhhh, essas formigas até eu como!
    Estou virando papa-formiga já já!
    Que lindo. O granulado não derreteu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, Rute, morri de rir com o papa-formiga! Essas formiguinhas todo mundo quer, agora aquelas chatas, que invadem nossos doces, que fiquem longe dos nossos bolos! Rs. O granulado derrete, mas não se espalha na massa, fica confinado ao espaço que ocupava quando bolinha, por isso o visual pintadinho :-) Um beijo!

      Excluir
  9. Adri, amei o post, me identifiquei totalmente. Até hoje chamo bolo simples de bolo de bolo. E lembrei da receita básica que minha mãe usava, mas quando eu "cresci" deixei de usar, nem lembro mais, porque fiquei seguindo as trocentas receitas que existem por aí e que não dou conta de fazer todas, rsrs, mas agora tenho uma nova receita básica, que é a do bolo de banana da minha sogra e aí vou inventando outros sabores. Só que a receita da minha sogra deve ser o triplo da sua, rsrsrs, ela teve quatro filhos, né. Às vezes faço completa, às vezes só metade. Mas a receita é perfeita. Mas o que amei muito mais foram as dicas, porque levei muitos anos para aprender isso tudo que vc falou, sigo quase tudo, mas muita gente não sabe disso, as meninas que estão começando agora nessa vida maravilhosa de cozinheiras por prazer. Obrigada. Vou divulgar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Debora, lá em casa era uma chiadeira quando tinha bolo de bolo, a gente queria era de chocolate! Rs. É uma delícia lembrar essas coisas. Ainda bem que você conseguiu sua receita de bolo de bolo, facilita na hora do lanche básico. Legal que você curtiu as dicas, certeza que você não precisa delas, mas fiquei mesmo pensando em quem tá começando :-) Obrigada pelas palavras e por divulgar! Um beijo!

      Excluir
  10. Procurei muito por uma receita 'fracionada' de bolo. Somos só meu filho e eu e não sou expert na cozinha. Um bolo que possa ser feito na forma de bolo inglês é o ideal para evitar o desperdício e podermos nos deliciar com bolos de sabores diferentes a cada final de semana. Muito obrigada por dividir conosco os seus 'achados'. Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maci, aqui em casa é pouca gente, pode ver que os bolos publicados aqui no blog são todos pequenos :) Se fizer maior, até estraga, a forma de bolo inglês é uma companheira, rs. Que bom que gostou, tomara que tenha ajudado a resolver seu problema "bolístico" :) Beijos!

      Excluir
  11. òtima receita, òtimas dicas!!!! adorei!!!!! parabèns!!!

    ResponderExcluir
  12. Bom dia! Gostaria de saber o comprimento da forma de bolo inglês que vc usa. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Paula! Minha forma de bolo inglês mede 22 X 9 cm, é geralmente o tamanho de forma desse tipo que a gente encontra em lojas de departamento (comprei a minha numa dessas). Realmente tem formas maiores (gigantes!) e menores nesse formato :) Beijos!

      Excluir
  13. muitooooooooooooooooo bom, nossa. procurei e achei uma receita simples, deliciosa do jeitinho que eu queria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maravilha, Edméia! Feliz que tenha te ajudado e com seu comentário :) Essa receita é muito simples mesmo, o bom é que você pode inventar um monte de coisas para variar e ter um bolo diferente a cada semana :) Um beijo!

      Excluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Fiz na menor de pudim 20 cm , estava procurando uma receita prática e econômica PK pretendo vender ,mas algo deu errado ele cresceu depois abaixou bo meio PJ sera ...

    ResponderExcluir
  16. Olá muito boa todas as suas informações. Mais se eu quiser fazer 5 bolos de uma vez é só dobrar a receita? Será que fica bom?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Michele! Multiplique todos os itens da receita por cinco, divida igualmente por 5 formas e asse. Se você tiver recipientes grandes e forno que acomode as formas, dá certo sim :)

      Excluir
  17. Fiz agora! Ficou lindo, bem grandinho e com uma cara ótima, adorei. Obrigada! :*

    ResponderExcluir
  18. gostaria de saber uma receita de bolo de farinha de trigo para um forma grande retangular . Adorei o site dicas ótimas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Se você fizer o dobro da receita, dá para uma assadeira de 30 X 20 cm. Caso sua assadeira seja maior, faça três receitas da indicada acima, o importante é que a massa ocupe uns 2/3 da forma. bjs!

      Excluir
  19. Respostas
    1. De nada! Fico feliz que as dicas serviram para você :)

      Excluir
  20. olá! Tudo bem? Vc acha que daria para usar essa receita para fazer naked cake ou é um bolo muito fofo? Neste caso seria necessário acrescentar mais farinha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Beta! O naked precisa de uma massa com mais estrutura, não posso dizer que com essa não dará certo, mas não é a receita mais adequada. Aqui no blog tem uma receita de naked cake completo, com preparo da massa http://www.casacoisasesabores.com.br/2015/08/naked-cake-com-frutas-vermelhas.html
      Se você quiser formigueiro, é só fazer a massa que indiquei e adicionar um pouco de granulado no final do preparo :)
      Beijos!

      Excluir
  21. Essa receita é boa pra forma redonda 18cm? Ou melhor pra de 20cm? Se ficar grande pra forma de 18cm, o que devo reduzir? Obrigada e amei a receita! Não to conseguindo mudar minha conta aqui, se nao for pedir mto...responde pro meu e-mail ativo: tenileegito@yahoo.com.br tenho essa dúvida pq quero começar a fazer bolos p vender e quero uma medida certa pra forma 18 e 20. Beijosss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Sempre faço essa receita na forma de bolo inglês mesmo. Acredito que essa quantidade dê para fazer em forma de furo de 18 cm, mas é preciso fazer o teste. O importante é que a massa ocupe até 2/3 da forma. Bjs!

      Excluir
  22. Fiz a receita e ficou maravilhosa, todos em casa amaram!!! Obrigada por compartilhar!!!������

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Maria! Sucesso com seus bolos :) Beijos!

      Excluir
  23. Bom dia
    Com essa receita posso fazer um bolo de cenoura??
    Amei a receita sempre faço fica macio e mudo sempre faço de chocolate, formigueiro, de baunilha... Muito bom
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gisele! Fico feliz de saber que gostou! Se gostar do bolo de cenoura com a cenoura ralada, é só acrescentar umas 2 unidades à massa. Para o bolo de cenoura mais tradicional, o processo é outro, tem uma receita bem boa no blog: bolo de cenoura
      Bjs!

      Excluir
  24. Adorei a receita. Ficou ótimo. Acrescentei chocolate em pó e deu super certo numa forma de bolo inglês. Hj o café da tarde será especial! Marido e filha babando no cheirinho gostoso de bolo na casa! Bjo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alessandra! Que delícia de lanche da tarde! Essa é a receita de bolo da minha mãe, que agora é minha e tomara que vire a sua receita também :) Beijos, e bom café pra família!

      Excluir
    2. Oi, Alessandra! Que delícia de lanche da tarde! Essa é a receita de bolo da minha mãe, que agora é minha e tomara que vire a sua receita também :) Beijos, e bom café pra família!

      Excluir
  25. Olá, amei a receita!! Aqui somos só eu e meu marido então sempre procuro receitas reduzidas. Gostaria de saber quanto de chocolate em pó precisaria acrescentar para fazer um bolo de chocolate??
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Para bolo de chocolate, o recomendado é substituir 1/3 da farinha de trigo por chocolate em pó, o restante dos ingredientes fica igual :) bjs!

      Excluir
  26. boa tarde !
    fiz duas vezes essa receita e não deu certo, o bolo cresce mais logo mucha forma uma casquinha por fora mais a massa fica esquisita.
    uso açúcar cristal pode ser isso ?
    o posso fazer ? adoro bolos mais aqui só eu consumo e areceita seria a medida ideal, pode me ajudar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Não acho que o açúcar cristal faça diferença no sucesso da receita, dá pra usar sim. Talvez esteja assando em temperatura muito alta, o bolo fica corado por fora, mas não assa dentro, e murcha na hora de tirar, mas é só um palpite. Se quiser testar, diminua um pouco a temperatura do forno e veja se dá um bom resultado. Bjs!

      Excluir
  27. Adorei a receita!!! ficou uma delicia...meu marido amou tbm kkkk já é a segunda vez q faço!!! só mudei o chocolate...na primeira ralei barra de chocolate...e agr coloquei bolinha de chocolate preta e branco!!! deu certo tbm!! bjinhos :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com o chocolate ralado deve ter ficado uma delícia, Nataly! Que bom que gostaram :) Bjs!

      Excluir
  28. Boa tarde!
    Gostei muito da receita, muito prática... E seus comentários sobre cada passo... Maravilhosos.. Rsrs
    Por gentileza, gostaria de saber qual o tamanho da forma que usou.
    De verdade, gostaria de fazer naquela forma retangular pequena. Será que dará certo?
    Desde já muito obrigada! 😊

    ResponderExcluir
  29. Boa noite amore , será que posso substituir a manteiga pelo óleo? Manteiga me faz.mal. obrigada, Deus te abençoe cada vez mais.

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...